Universidade de São Paulo

Departamento de Ciências Atmosféricas

Tempestade tropical Iba no Atlântico Sul, março 2019
Publicado em 25/03/2019 às 18:03:50 por Lívia Márcia Mosso Dutra

A tempestade se formou em posição semelhante ao ciclone subtropical Anita, ocorrido em março de 2010.

Para ler mais sobre este tema, veja alguns de nossos artigos publicados:
(a) Subtropical cyclones over the oceanic basins: a review (da Rocha et al. 2018)
(b) Structure and evolution of subtropical cyclone Anita as evaluated by heat and vorticity budgets (Dutra et al. 2017)
(c) Synoptic and dynamical analysis of subtropical cyclone Anita (2010) and its potential for tropical transition over the South Atlantic Ocean (Dias Pinto et al. 2013)
(d) Ciclones subtropicais sobre o Atlântico Sul: análise da estrutura dinâmica de eventos (Dutra 2012)

ICRC-CORDEX 2019 conference - 14 a 18 de outubro de 2019 - Beijing, China
Publicado em 25/03/2019 às 11:03:25 por Lívia Márcia Mosso Dutra

O “Coordinated Regional Climate Downscaling Experiment” (CORDEX) visa desenvolver e fornecer informações climáticas regionais detalhadas que são necessárias para estudos de vulnerabilidade, impacto e adaptação em níveis local e regional.

O CORDEX está trabalhando para atender à crescente necessidade de informações climáticas regionais confiáveis, comunicadas de maneira a permitir um planejamento efetivo de impacto e adaptação.

Alguns dos tópicos que serão destacados na International Conference on Regional Climate (ICRC)-CORDEX 2019 são: benefícios do downscaling (regionalização), incluindo vieses e incertezas; desenvolvimento adicional de modelos de sistemas terrestres; o fator humano e impactos e aplicações. A conferência também fornecerá uma plataforma para cientistas e usuários de todas as partes do mundo para atender e promover o desenvolvimento de capacidade, treinamento e troca de conhecimento, bem como para melhorar e construir novas cooperações existentes.

A conferência será realizada em Beijing, China, de 14 a 18 de outubro de 2019.

O período de inscrições e envio de resumos está aberto até 30 de abril de 2019.

Para mais informações: http://icrc-cordex2019.csp.escience.cn

Livro lançado: Ciência das Mudanças Climáticas e sua Interdisciplinaridade
Publicado em 18/02/2016 às 16:02:49 por Lívia Márcia Mosso Dutra

A Editora Annablume e o INCLINE realizaram o lançamento do livro "Ciência das Mudanças Climáticas e sua Interdisciplinaridade"

Data: 15 de dezembro de 2015, a partir das 19h.

Local: Bar Canto Madalena - Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, São Paulo - SP.

Clique aqui para ver o cartaz de divulgação.

Livro online: Temas atuais em mudanças climáticas
Publicado em 04/11/2015 às 18:11:48 por Lívia Márcia Mosso Dutra

Esta publicação foi possível graças ao apoio do CNPq e aos parceiros do INCLINE – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da Universidade de São Paulo, que colaboraram de forma tão entusiástica ao nosso chamado com artigos que contribuem para um melhor conhecimento sobre esse tema que tanto nos desafia.

A publicação está organizada de forma a não somente informar, mas conscientizar e sensibilizar nossos leitores com relação a esse tema tão atual e que tanto desafia a sociedade planetária. Dessa forma, procuramos valorizar a ampliação dos diálogos, a corresponsabilidade por meio de processos coletivos e as práticas inovadoras apoiadas em metodologias participativas e cooperativas.

Clique aqui para fazer download da versão online do livro.

Relatório PBMC - Base Científica das Mudanças Climáticas - Volume 1 Completo
Publicado em 14/07/2015 às 16:07:08 por Lívia Márcia Mosso Dutra

O Volume 1 completo do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) do PBMC está disponível para download. As principais contribuições do RAN1 envolvem a avaliação dos aspectos científicos do sistema climático e de suas mudanças; impactos, vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas no Brasil e os possíveis caminhos para a mitigação.

Para baixar o volume completo em um único arquivo, clique neste link.

Para baixar os capítulos separadamente, clique aqui

Site antigo do GREC
Publicado em 17/10/2013 às 11:10:08 por Rafael Cesario de Abreu

Clique aqui para acessar nosso site antigo.