Universidade de São Paulo

Português Inglês

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Departamento de Ciências Atmosféricas

MEMBROS | DISCENTES
Alan Jesús García Rosales

Possui graduação em Meteorología pela Universidad Nacional Agraria La Molina(2015) e mestrado em Mestrado em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas(2019). Atualmente é Asistente de Investigación do Instituto Geofisico Del Peru. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: WRF.

Amanda Rehbein

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e mestrado em Ciências (2016, Meteorologia) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é estudante de doutorado em Ciências Atmosféricas no IAG/USP e é coordenadora discente do Grupo de Estudos Climáticos (GrEC) da USP.

  • http://lattes.cnpq.br/1502741085919862

    amanda.rehbein@iag.usp.br

    IAG / USP

    Abril/2016 - presente: Coordenadora do GREC. Agosto/2014 - presente: Contribui na elaboração do Capítulo 3 dos relatórios mensais. Desde Abril/2014 participa das prévias do grupo e apresenta seminários mensais.


Ana Helena Corrêa Maciel

Bacharela em Meteorologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru). Realizou Iniciação Científica sob orientação do Professor Doutor Luis Vicente de Andrade Scalvi, desenvolvendo análises de materiais óxidos semicondutores e heterojunções para aplicações na área de radiação solar. Atualmente é aluna de mestrado do programa de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Anderson Augusto Bier

Possui graduação (2014) e mestrado (2017) em meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua no campo de Geociências, com ênfase em Climatologia e interação Oceano-Atmosfera. Atualmente é aluno de doutorado do programa de Pós-Graduação em Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

Andressa Andrade Cardoso

Graduada em Meteorologia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente mestranda no IAG-USP.

Decker Guzman Zabalaga

Possui graduação em Licenciatura en Fisica - Universidad Mayor de San Andrés (2013). Atualmente é auxiliar de investigacion - laboratorio de fisica de la atmosfera. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Agora fazendo mestrado no IAG-USP.

Dejanira Ferreira Braz

Possui bacharelado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2013) e pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas(2015).Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica,Eventos de Tempo Severo, e Climatologia. Possui experiência em programação: Fortran, NCL, GrADS, R, Python e geoprocessamento (ArcGis).

Eduardo Marcos de Jesus

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2012) e mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2014). Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciclones, subtropicais, simulações númericas, Atlântico Sul. Atualmente é aluno de doutorado do programa de pós graduação do IAG/USP.

  • http://lattes.cnpq.br/2224702847384641

    dumarcoss@model.iag.usp.br

    IAG / USP

    Março/2013 - presente: contribui na elaboração do Capítulo 4 dos relatórios mensais e na elaboração do PowerPoint dos seminários mensais. Participa das prévias do grupo e apresenta seminários mensais.


Eduardo Traversi de Cai Conrado

Graduando em Meteorologia pela Universidade de São Paulo.

Enzo Pinheiro

Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (2015) e mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2019). Foi estagiário na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, entre os anos de 2014 e 2016, e posteriormente bolsista pelo projeto "Projeção de vazão natural afluente com base na previsão de tempo e clima", entre os anos de 2016 e inicio de 2017. Desenvolve pesquisas nas áreas de interação oceano-atmosfera, variabilidade climática e teleconexões.

Hugo Alves Braga

Doutorando em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas onde foi Bolsista de Iniciação Científica por 2 anos, Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Dinâmica, Variabilidade Climática e Meteorologia Sinótica.

Humberto Martins Ramos

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase climatologia e modelagem numérica da atmosfera. Atualmente trabalha com simulação climática regional de eventos extremos na bacia do Prata.

Iuri Valerio Graciano Borges

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Durante a graduação, realizou um projeto de Iniciação Científica pelo CNPQ com duração de 1 ano (2017-2018) trabalhando com campo de precipitação proveniente de medidas pluviométricas e estimativas de precipitação dos radares do IPMet, bem como realizando uma pesquisa a respeito do efeito do ozônio troposférico no cerrado da região de Bauru - SP, sendo este último o tema de seu TCC. Iniciou recentemente sua pós-graduação nível Mestrado no IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP) na área de Ciências Atmosféricas.

José Paulo de Oliveira Flores

Bacharel em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geiofísica e Ciências atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Atualmente mestrando em Meteorologia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Possui experiência em ambiente de desenvolvimento no ambiente Unix e utilização de GrADS, Python e Fortran com enfoque para a análise de dados.

Laís Tabosa Machado

Possui graduação em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) (2016) e mestrado em Meteorologia pelo IAG/USP sob a orientação do Prof. Dr. Tércio Ambrizzi. Tem experiência na área de Paleoclimatologia e atua principalmente na área de Meteorologia Tropical com ênfase em mecanismos de teleconexões na América do Sul.

Paola Gimenes Bueno

Possui mestrado em Meteorologia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo (IAG-USP). Realizou 12 meses de iniciação científica com ênfase no estudo do fluxo turbulento de calor sensível na Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, durante sua graduação no IAG-USP. Apresentou este trabalho no XVIII Simpósio de Iniciação Científica do IAG-USP e no 21° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP em 2013. E também desenvolveu uma pesquisa com ênfase na climatologia e mudanças climáticas sobre a Amazônia.

Victor Raul Chavez Mayta

Engenheiro agrícola, especialista em hidrologia, modelagem hidráulica dos rios e climatologia. Formado pela Universidade Nacional Agraria La Molina 2013, obtendo a média mais alta da Faculdade de Engenharia Agrícola. Participou do estagiário na Autoridad Nacional del Agua (2012), GyM (2013), parte do grupo de pesquisa do Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) (2014) e durante o 2014-2015 trabalhou como assistente de pesquisa no Instituto Geofísico do Peru. Frequentou a pós-graduação no Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, Brasil. Sua pesquisa envolve o entendimento da dinâmica dos eventos extremos na bacia Amazônica.